


DAPAGLIFLOZINA

Dapagliflozina é um medicamento utilizado na Diabetes mellitus tipo 2 (DMT2).
A DIABETES
A doença diabetes mellitus tipo 2 é uma doença crónica, caracterizada por um distúrbio metabólico no qual, os níveis de glicose sanguínea estão elevados. A sua etiologia reside numa perda funcional progressiva das células-β pancreáticas o que pode levar a uma produção insuficiente de insulina, ou devido a uma resistência à insulina [1]. A insulina é muito importante no transporte de glicose para o interior das células, onde este açúcar é utilizado para produzir energia. Quando os níveis de insulina estão alterados, o metabolismo da glicose e consequentemente a produção de energia são afetados.
Os diabeticos tipo 2 possuem um risco acrescido de desenvolver complicações macrovasculares (Doença coronária, Doença arterial periférica e trombose, bem como complicações microvasculares (retinopatia e nefropatia diabetica) [2]. A intervenção precoce para tratamento da DMT2 é essencial para minimizar os riscos de complicações a longo prazo [3].
Para controlar a glicemia e reverter este quadro podemos atuar em várias frentes, existindo por isso várias classes de antidiabéticos disponíveis no mercado. A nova classe de fármacos para DMT2 são os bloqueadores do co-transportador sódio/glucose tipo 2 (SGLT2) [4].
O medicamento Forxiga®, cuja substância ativa é a dapagliflozina tem como objetivo diminuir a concentração de glicose sanguínea, aumentando a excreção deste açúcar na urina. Por outras palavras, este fármaco induz glicosúria e reduz a concentração de glucose plasmática [5].